terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O Caminho não percorrido

E vai ter larp do Mike Young, "O Caminho não percorrido" no Campus Marabá da UEPA - Universidade do Estado do Pará. Quem coordenará o larp será o professor doutor Caio Maximino e a atividade fará parte da V Semana do Cérebro de Marabá.

O caminho não percorrido é um larp experimental do norte-americano Mike Young, inspirado pelo poema homônimo de Robert Frost. Para 12 jogadores, o larp se passa em 12 cenas curtas em que os jogadores representam diversos personagens em situações diferentes.


O larp O caminho não percorrido foi também realizado ano passado o ciclo de larps coordenado pelo pesquisador Tadeu Rodrigues Iuama, no Sesc Sorocaba, no Estado de São Paulo.

Faça o download

Na ocasião, ele fez uma tradução para o português que se encontra disponível no site do autor, no seguinte endereço.

http://www.interactivitiesink.com/larps/download/caminho.pdf

Qualquer um pode baixar e organizar sua própria sessão do larp. Segundo o autor, ele funciona com um grupo de 6 à 12 jogadores.

faça dowload do jogo em português

Como funciona?

Mas esse tal de "larp experimental" é bom mesmo? Dá pra confiar nesse americano aí, esse Mike Young?

O designer português Isaque Sanches escreveu sobre sua experiência jogado "O Caminho não percorrido" para o Mystery Box, sua coluna sobre jogos no site Rubber Chicken.

"Em The Road Not Taken eu fui uma arma de fogo" - Isaque Sanches
http://rubberchickengames.com/2017/12/14/mystery-box-no7/

"Tendo já jogado em várias ocasiões, acho extraordinário que algo tão simples e de duração tão curta possa ter um impacto tão forte."

Muitos caminhos não percorridos


Tadeu Rodrigues​ também escreveu um artigo incluindo o larp "O Caminho não percorrido" de Mike Young para o Knutepunkt 2017 - a conferência internacional sobre larp que acontece todos os anos nos países nórdicos.

No artigo, o pesquisador brasileiro traça um paralelo entre a obra original (o poema de Robert Frost) e duas traduções, a peça musical performática do artista André Mestre e o larp de Mike Young.

O artigo foi publicado na versão impressa da coletânea do KP daquele ano, bem como está disponível para leitura digital no PDF da publicação e online no link abaixo:

Há também uma versão deste artigo em português, publicada no livro Umberto Eco em Narrativas com o títutlo TRÊS CAMINHOS (DA TRADUÇÃO) NÃO TOMADOS: diferentes graus de abertura de obra (e de jogo) [pag 76]:
http://comunicacaoecultura.uniso.br/publicacoes/ebook_umbertoeco-em-narrativas.pdf


FONTE: Esta postagem é original do Larp Radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário