segunda-feira, 3 de junho de 2013

Larp no programa Esquinas - Canal Brasil

De volta do recesso, com os Clássicos do Larp!

Para quem ainda não viu, e para quem quiser ver de novo.
Mini documentário sobre larp com a Confraria das Ideias para o Canal Brasil!



O doc foi gravado no dia 17 de junho de 2011 na Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa, durante o larp Estado de Graça, e exibido mais tarde no mesmo ano como parte do programa Esquinas (baseado numa seção de mesmo nome da revista Piauí) do Canal Brasil (filado a Globosat). A produtora que o realizou é a Firula Filmes, que parece ter mais planos para usar o larp como tema futuramente!


Estado de Graça é um larp de 1997.... antes mesmo de a Confraria das Ideias ser conhecida por este nome. Ele foi realizado originalmente na Bblioteca Narbal Fontes em Santana e resgatado em 2011 para ser aplicado na já tradicional Fantástica Jornada Noite a Dentro. Na história, um povoado na França receberá a visita de um Inquisidor vindo do Vaticano. A visita se dá em sequência da chamada "Noite da Farra", espécie de festa de carnavalização, onde os diversos estados da sociedade (nobres, clero e servos) se misturam em uma grande orgia e bebedeira. Os conflitos neste larp giram em torno da culpa e expiação dos pecados cometidos nesta festa, com o agravante da chegada do Clérigo. E claro, há bruxas na história.

Sempre com alguma temática relacionada a literatura fantástica, a Biblioteca Temática Viriato Correa organiza uma noite (e madrugada) com intensa programação cultural cerca de três vezes por ano. E sempre há um larp por lá, com o tema definido pela curadoria da biblioteca. A maioria destes larps é inédito, sendo criados especialmente para o local, mas a Confraria já produzu o "remake" de alguns larps históricos também, além de Estado de Graça. Já foram temas dessas jornadas Edgar Allan Poe, Detetives, Drácula, Steampunk, Gabriel Garcia Marques, entre outros.

Catorze anos depois, Estado de Graça precisou ser adaptado a um novo público. O organizador do larp, Leandro Godoy, conta que na época da primera realização os jogadores eram mais subjetivos e interpretativos e precisavam de menos "missões" descritas em suas fichas de personagem - em oposição a geração atual de jogadores, mais interessados em superar desafios, objetvidade e sidequests.

O vídeo nesta postagem mostra muitas partes inusitadas, descontraídas e divertidas do larp, mas também dá conta de explicar o que é, como é feito, como e até que ponto os jogadores participam/criam a história, qual é o papel dos narradores... enfim... Acaba sendo um belo material sobre o larp no Brasil.



FONTE: Esta postagem é inédita, mas foram usadas as seguintes fontes:
LARP: MINI-DOCUMENTÁRIO LIVE-ACTION CONFRARIA DAS IDÉIAS, http://youtu.be/vhvcqaYNPfs
[LIVE] Estado de Graça na Viriato Corrêa, http://rpg-live.blogspot.com.br/2011/05/estado-de-graca-na-viriato-correa.html
http://rpg-live.blogspot.com.br/2011/06/estado-de-graca-primeiras-fotos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário