segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conheça melhor o Live Action Role Playing (LARP)

postado originalmente por Dan (o site Works4Weaks)


Curioso para saber como funciona o LARP (Live Action Role Playing, ou Jogo de Interpretação ao Vivo, em tradução livre)? Nosso amigo Aguirre Melchiors preparou um artigo pra esclarecer melhor como funciona essa forma de RPG, veja só:

LARP

Larp é a forma de RPG aonde os personagens agem fisicamente e representam seus personagens de forma parecida com o teatro. Ações físicas ou arriscadas são determinadas pelas regras do jogo e as vezes depois de determinadas são também encenadas. É comum ver no LARP pessoas caracterizadas, vestidas como seus personagens, maquiadas e portando vários acessórios.

Os narradores decoram o ambiente para lembrar o cenário do jogo, a tarefa dos mestres é árdua pois ele deve organizar os jogadores, reservar o local do evento, ficar atento às disputas e representar NPCs. Geralmente o evento abriga mais de uma dezena de jogadores, podendo chegar a centenas em alguns países, isso faz necessário vários mestres para organizar o jogo.

  No LARP as regras tendem a ser bem mais simples e dinâmicas que nos jogos de mesa, tanto pela quantidade de jogadores, quanto pela praticidade necessária para evitar o uso de mesas, miniaturas, marcadores e demais acessórios comuns no RPG de mesa. Cartas são comuns em sistemas como Castelo Falkenstein, Pedra-papel-tesoura em Vampiro, cronômetro em Trevas e hoje em dia programas para smartphones e tablets, o ideal é uma jogada por disputa e quando absolutamente necessário.

 Vantagens do LARP:

  • Se você tem um grupo de jogo muito grande, usar um sistema de LARP é bom.
  • É mais fácil para atrair Jogadores novatos, tanto para ensinar a representar como pelas regras simples.
  • É muito divertido caracterizar-se e representar, as garotas adoram.
  • A frequência dos jogos é menor, porém às vezes é mais intensa, pois o jogo fica mais orgânico, evitando as sequências de ação e facilitando o mistério e a intriga.
  • O narrador não precisa representar a discussão entre dois (ou mais) NPCs, ele deixa isso por conta dos jogadores.

Desafios do LARP:

  • É fácil o narrador perder o controle do jogo, porém na maioria das vezes ele somente vai mediar os jogadores.
  • Os jogadores se apegam muito mais aos personagens e também é mais comum o Player versus Player, gerando atrito entre jogadores menos maduros.
  • É difícil de organizar e de marcar jogos, necessitando da cooperação de várias pessoas.
Em geral os jogos continuam em PBMs até o próximo encontro, ou em jogos de mesa organizados para grupos menores, estes focados em cenas de ação.

Fora do Brasil é comum ver LARPs de vários cenários, desde zumbis a batalhas medievais, estas mais populares, contendo centenas de jogadores, porém a maioria dos sistemas é criado pelos próprios jogadores ou adaptados de sistemas atuais como D&D e Vampire.

Em Joinville há um projeto de live action focado no novo mundo das trevas, com jogos uma vez ao mês e reunindo cerca de vinte jogadores, este jogo procura contar como seria a cidade de Joinville se o sobrenatural existisse, se as intrigas e maquinações fizessem parte da nossa cidade há anos e se os vampiros lutassem pelo controle da cidade, moldando e mudando ela com o passar dos anos.

Para participar do jogo é só entrar na nossa comunidade do facebook Vampiro Requiem – Joinville, ler o guia Festival Macabro nos arquivos do grupo e fazer a história.

See Ya Folks!

Aguirre Melchiors

Rafael Soares – Como Vampiro Nomak
 Bem como a mafia
 Alguns usam Armas, outros chinelos
As meninas Adoram

Com excessão da primeira imagem e do primeiro parágrafo [Nota do LarpRadar: a imagem usada no primeiro parágrafo é do larp dinamarquês  "Agerbørn - The Crossroads", de 2007, e é de autoria de Jens Niros. Está sob licensa Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.] , todo o resto do texto e imagens são de autoria de Aguirre Melchiors, que autorizou sua publicação.  



FONTE:
Works4Weaks -  Conheça melhor o Live Action Role Playing (LARP), http://www.works4weaks.com.br/conheca-melhor-o-live-action-role-playinglarp/


Nenhum comentário:

Postar um comentário